Procurar

Regulador ignora incertezas e avança com venda do Novo Banco

Segundo a legislação nacional e europeia, o Novo Banco, por se tratar de uma entidade de transição, tem de ser vendido num prazo de dois anos após a data da sua criação, sendo que este prazo pode ser renovado por mais três anos.

Regulador ignora incertezas e avança com venda do Novo Banco

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
15/07/2015 08:10 ‧ há 10 anos por Notícias Ao Minuto

Economia

BdP

Fontes do setor financeiro ouvidas pelo Diário Económico garantiram que o ideal seria que a venda do Novo Banco fosse adiada devido a várias condicionantes que podem pôr em causa o sucesso do negócio.

Entre estas condicionantes, explica o Económico, estão variáveis das três ofertas finalistas que podem condicionar o encaixe financeiro que o Fundo de Resolução terá. A crise na bolsa chinesa é outra razão apontada pelos especialistas, uma vez que duas das candidatas à compra do Novo Banco são chinesas.

Também a ausência de uma solução para os clientes lesados pelo papel comercial e o facto de vir a ser necessário capital para fazer face aos testes de stress do Banco Central Europeu são outras questões apontadas como razões para adiar a venda da instituição liderada por Stock da Cunha.

“A possibilidade do adiamento deve ser tida em conta, dado que as ofertas têm várias contingências e os valores finais podem ser inferiores ao desejável”, indicou uma das fontes ouvidas pelo Económico.

No entanto, sabe a mesma publicação que o Banco de Portugal não tem em cima da mesa a possibilidade de adiamento do processo de venda que deverá estar concluído até ao final deste mês.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10