Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Líder do PS diz que está previsto novo Conselho Europeu para domingo

O líder do Partido Socialista, António Costa, disse hoje em Bruxelas que está prevista para domingo a realização de um Conselho Europeu sobre a questão da Grécia.

Líder do PS diz que está previsto novo Conselho Europeu para domingo
Notícias ao Minuto

19:47 - 07/07/15 por Lusa

Economia Bruxelas

"Está previsto já um novo Conselho [Europeu] para o próximo domingo, tendo em vista avançar nesta discussão" sobre a Grécia, disse Costa, que falava aos jornalistas à saída de uma reunião de líderes do Partido Socialista Europeu (PES) e na qual participaram também o Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Várias fontes europeias já tinham adiantado à Lusa que é provável a realização de mais uma cimeira da zona euro nos próximos dias, apontando para o fim de semana.

No entanto, fontes oficiais - nomeadamente o gabinete do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a quem compete marcar a reunião - não confirmam a informação.

Uma cimeira de emergência da zona euro está a decorrer, em Bruxelas, para discutir a situação da Grécia e os próximos passos após o 'não' dos gregos, em referendo, às propostas dos credores.

À chegada a esta reunião de crise, a chanceler alemã, Angela Merkel, e Hollande disseram ser urgente uma decisão sobre a Grécia, nos próximos dias, concordando ainda que na Europa tem de haver solidariedade, mas a par com responsabilidade nacional.

Antes da cimeira, decorreu hoje em Bruxelas uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que assinalou a estreia do novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos (que substituiu Yanis Varoufakis).

Neste encontro, Tsakalotos não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral.

Após esse encontro, o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem indicou que está "iminente" a apresentação formal de um novo pedido de ajuda da Grécia ao fundo de resgate da zona euro, que deverá ocorrer na quarta-feira de manhã, havendo de seguida uma reunião do Eurogrupo por teleconferência.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será dirigido ao Eurogrupo, sendo que cabe depois às instituições avaliar a "situação financeira da Grécia" e a "sustentabilidade da dívida".

Após essa avaliação mais técnica, explicou o também ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo para ser decidido se avançam, ou não, as negociações formais entre os credores e o Governo liderado por Alexis Tsipras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório