Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Cimeira de crise da zona euro arranca em Bruxelas

A cimeira de emergência da zona euro arrancou hoje, em Bruxelas, para discutir a situação da Grécia e os próximos passos a dar após o "não" dos gregos às propostas dos credores.

Cimeira de crise da zona euro arranca em Bruxelas
Notícias ao Minuto

18:23 - 07/07/15 por Lusa

Economia Grécia

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa), com Portugal representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

À chegada a esta cimeira de crise, depois de mais de 60% dos gregos terem recusado em referendo as últimas propostas dos credores em troca de mais ajuda financeira, a Chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, disseram que é urgente uma decisão sobre a Grécia, nos próximos dias, concordando ainda que na Europa tem de haver solidariedade mas a par com responsabilidade nacional.

Antes da cimeira, decorreu hoje em Bruxelas uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que assinalou a estreia do novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos (que substituiu Yanis Varoufakis).

Neste encontro, Tsakalotos não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral.

Após esse encontro, o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem indicou que está "iminente" a apresentação formal de um novo pedido de ajuda da Grécia ao fundo de resgate da zona euro, que deverá ocorrer na quarta-feira de manhã, havendo de seguida uma reunião do Eurogrupo por teleconferência.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será dirigido ao Eurogrupo, sendo que cabe depois às instituições avaliar a "situação financeira da Grécia" e a "sustentabilidade da dívida".

Após essa avaliação mais técnica, explicou o também ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo para ser decidido se avançam, ou não, as negociações formais entre os credores e o Governo liderado por Alexis Tsipras.

Fontes diplomáticas indicaram que também é provável a realização de uma nova cimeira da zona euro nos próximos dias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório