Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Grécia: Sem propostas credíveis, saída da zona euro não está excluída

O comissário europeu para o euro, Valdis Dombrovskis, disse hoje que uma saída da Grécia da zona euro não está excluída se o Governo de Tsipras não apresentar propostas concretas que permitam negociar um novo resgate.

Grécia: Sem propostas credíveis, saída da zona euro não está excluída
Notícias ao Minuto

13:20 - 07/07/15 por Lusa

Economia Comissários

À entrada para o Eurogrupo, que se realiza hoje em Bruxelas, o comissário letão afirmou que a reunião de hoje não tem como "objetivo, intenção" discutir uma saída da Grécia da zona euro, mas admitiu que esse cenário não pode ser excluído.

"Se a confiança não for restabelecida, se nenhum programa de reformas credível for apresentado, esse cenário não pode ser excluído", admitiu Dombrovskis aos jornalistas, à chegada ao Eurogrupo.

A posição deste comissário contrasta com a do comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, também à entrada da reunião.

Segundo o francês, um 'Grexit seria "um falhanço terrível, um falhanço coletivo".

"A Comissão Europeia não se resigna a um 'Grexit'", garantiu Moscovici.

Também esta manhã, o presidente da Comissão Europeia falou, em Estrasburgo, França, no mesmo assunto, reafirmando que é contra esse cenário e que trabalhará para que tal nunca suceda.

"Há alguns na União Europeia que, abertamente ou não, fazem campanha pela saída da Grécia da zona euro. Eu sou contra um 'Grexit'", declarou Jean-Claude Juncker, durante um debate no Parlamento Europeu.

A reunião dos ministros das Finanças da zona euro antecede a cimeira do final a tarde, que reunirá os chefes de Estado e de Governo dos países que partilham a moeda única e que servirá para perceber o caminho a seguir em relação à Grécia após o claro 'Não' dos gregos no referendo no domingo às últimas propostas dos credores.

IM/ACC/IG // MSF

Lusa/fim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório