Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Contratos superiores a um milhão? Só com autorização do Estado

A administração da TAP tem que pedir autorização ao Estado para fechar contratos superiores a um milhão de euros e para contrair dívida superior a dez milhões de euros até à conclusão do processo de reprivatização.

Contratos superiores a um milhão? Só com autorização do Estado
Notícias ao Minuto

12:55 - 07/07/15 por Lusa

Economia TAP

Segundo uma deliberação da Parpública a que a Lusa teve acesso, o Conselho de Administração da transportadora gere "as suas atividades e negócios no curso normal (...), de forma substancialmente idêntica à praticada até à data", mas existe um conjunto de atos que carece obrigatoriamente de comunicação e autorização prévia da empresa gestora de participações sociais de capitais públicos.

Além de precisar de aval para celebrar contratos superiores a um milhão de euros (individual ou conjuntamente) e contração de dívida (individual ou conjuntamente) superior a 10 milhões de euros, a administração da TAP também não pode aumentar os custos com os recursos humanos e órgãos sociais nem celebrar novos acordos ou alterar os existentes sem receber luz verde da Parpública.

Nas orientações estratégicas, a Parpública sublinha que "o grupo TAP mantém o estatuto de empresa pública, com todas as obrigações legais e estatutárias" até à conclusão do processo de venda de até 66% do capital ao consórcio Gateway, dos empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman.

O contrato de compra e venda entre o Estado e o consórcio vencedor da privatização foi assinado a 24 de junho, mas o desfecho do processo só acontecerá depois do parecer de Bruxelas e de receber luz verde da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), o regulador do setor, e da Autoridade da Concorrência.

Já o Tribunal de Contas está a realizar uma "auditoria concomitante [simultânea]" ao processo de privatização da TAP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório