Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Exportações cresceram mas importações aumentaram ainda mais

As exportações subiram 1,8% no ano passado, um valor aquém do registado nas importações que subiram mais 3,2%, agravando a balança comercial, indica o Instituto Nacional de Estatística.

Exportações cresceram mas importações aumentaram ainda mais
Notícias ao Minuto

11:16 - 07/07/15 por Goreti Pera com Lusa

Economia Balança comercial

O Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de dar conta, em comunicado, de um agravamento da balança comercial portuguesa em 2014.

Se, por um lado, as exportações de bens aumentaram 1,8% face ao ano anterior, atingindo os 48.177,1 milhões de euros, as importações de bens cresceram 3,2%, totalizando 58.853,8 milhões

Desta feita, "o saldo das transações comerciais de bens com o exterior aumentou 966,8 milhões de euros face a 2013". A balança comercial portuguesa está agora com um saldo de 10 676,7 milhões de euros.

No que diz respeito a mercados, "Espanha continuou a ser o país com maior peso nas transações comerciais de bens com o exterior (23,5% nas exportações e de 32,5% nas importações)", seguido pela Alemanha e Itália, "enquanto os maiores excedentes registaram-se com Angola, França e Estados Unidos da América".

A evolução desfavorável verificada no comércio Intra-União Europeia (UE) foi decisiva para o défice da balança comercial, já que o saldo da balança Extra-UE de bens registou uma evolução positiva.

No comércio Intra-UE, as exportações cresceram 2,7% e as importações 7,1%, registando-se aumentos de 1,8% e 6,6%, respetivamente, para os países da zona euro.

O peso relativo dos países terceiros nas exportações totais de Portugal, contrariamente à evolução dos anos anteriores, diminuiu em 2014 para 29,1% (-0,6 pontos percentuais face a 2013).

A venda de bens ao estrangeiro totalizou 48.177,1 milhões de euros, enquanto as compras atingiram 58.853,8 milhões de euros.

"As máquinas e aparelhos, veículos e outro material de transporte e combustíveis minerais permaneceram como os principais grupos de produtos exportados. Os combustíveis minerais e as Máquinas e aparelhos continuaram a ser os principais grupos de produtos importados", especifica o INE.

[Notícia atualizada às 12h18]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório