Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Privatização da EMEF em risco após queixa da Bombardier

A EMEF é subsidiária da CP e dedica-se à manutenção dos comboios.

Privatização da EMEF em risco após queixa da Bombardier
Notícias ao Minuto

10:13 - 07/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Transportes

O Governo queria tomar já este mês uma decisão sobre a privatização da CP Carga e da EMEF. Porém, o negócio em torno da EMEF, que se dedica à manutenção de comboios, não acontecer.

Em causa está uma queixa da fabricante canadiana Bombardier, apresentada há cerca de um mês a Bruxelas, que acusa o Estado português de ter prestado durante anos auxílios na ordem dos 90 milhões, contrariando as regras de concorrência existentes, revela o jornal Público.

Devido a esta condicionante agora conhecida, esta queixa poderá mesmo afastar potenciais interessados na EMEF. Em cima da mesa, saliente-se, já haverá duas propostas, sendo que só a da francesa Alstom deverá ser considerada válida. Porém, o desfecho desta queixa poderá ser decisivo e levar mesmo a esfriar o interesse da Alstom.

As alegadas ajudas que motivaram a queixa dizem respeito a contratos assinados com a CP. Se a Comissão Europeia entender que, de facto, os auxílios não eram legais, além do negócio correr o risco de morrer definitivamente – algo que estará já nas cogitações do Governo, que pondera a intenção de abandonar a venda –, é a própria EMEF que poderá estar em risco.

Bruxelas já terá questionado a CP sobre esta questão. A empresa portuguesa estará neste momento a preparar a contestação à queixa apresentada, escreve o mesmo jornal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório