Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comissário europeu não vê razão para negociar sem vontade de reformas

O comissário europeu para a Agenda Digital, o alemão Günther Oettinger, disse hoje não ver motivo para negociar com Atenas se o Governo grego não tiver vontade de avançar com reformas.

Comissário europeu não vê razão para negociar sem vontade de reformas
Notícias ao Minuto

09:52 - 07/07/15 por Lusa

Economia Grécia

"Se continuam a negar as reformas, não faz sentido haver novas negociações", disse Oettinger, numa entrevista hoje publicada no diário alemão Bild.

O comissário europeu qualificou o referendo como "um evento extremamente estranho", em que "a pergunta gerava confusão, a campanha do Governo foi polémica e se assistiu a uma retórica contra os parceiros da União Europeia que foi simplesmente indecente".

"O referendo pode ter mobilizado as pessoas, mas isso não muda em nada o facto de a Grécia estar à beira do colapso. O Governo tem de enfrentar essa realidade e avançar com reformas", afirmou.

Oettinger considerar a situação atual "curiosa", já que a Grécia continua a pertencer à zona euro mas "de momento não tem quase euros".

"Provavelmente o Governo vai em breve ter de pagar salários, pensões e faturas pendentes. Um país insolvente que introduz uma moeda paralela não tem lugar na união monetária", vincou.

Oettinger reiterou a disponibilidade da comissão para prestar ajuda humanitária para evitar escassez de medicamentos e alimentos, ou problemas com o abastecimento de gás.

Sobre a possibilidade de um perdão da dívida, o comissário disse que, de momento, essa medida não faz sentido, já que a Grécia só tem de começar a pagar as dívidas à zona euro em 2020.

"Um perdão não mudaria em nada os problemas de liquidez atuais", expressou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório