Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Quem manda na TAP sou eu"

Em entrevista ao Expresso, o empresário português põe 'em pratos limpos' a divisão que existe na sociedade Gateway.

"Quem manda na TAP sou eu"
Notícias ao Minuto

21:35 - 06/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Humberto Pedrosa

O controlo efetivo da TAP está a gerar uma enorme controvérsia. David Neeleman tem ações preferenciais. Mas é Humberto Pedrosa que se assume como o líder principal, explicando de que forma está organizada a parceria que tem com o presidente da transportadora brasileira Azul.

Humberto Pedrosa volta a dizer que a maioria do capital é seu. “Quando for estabilizado o elenco dos administradores, que no final hão de ser nove, terei nomeados cinco administradores e Neeleman terá quatro”, explica ao Expresso.

“Mas compreendo perfeitamente que a situação de Abílio Martins, que apareceu no projeto ligado a David Neeleman, possa causar algumas dúvidas. Essas dúvidas ficarão esclarecidas quando estiver concluído o elenco da composição final dos administradores da Gateway e, sobretudo, quando for conhecida a composição dos administradores que forem nomeados para a TAP”, frisa.

Segundo o empresário português, “David Neeleman é o sócio técnico da Gateway, e é quem vem do setor do transporte aéreo, sendo normal neste tipo de parcerias que a sua participação fique salvaguardada com ações preferenciais, o que além de ser usual nos contratos feitos no setor da aviação civil, é um requisito que eu acho perfeitamente justo e aceitável”.

“Neeleman tem 49% do capital da Gateway, que controla 61% da TAP, e concede o apoio da atividade da sua transportadora brasileira, a Azul, sendo eu quem mando na TAP, pelo que considero que este contrato é justo e adequado ao nosso projeto, tal como o tipo de ações com que David Neeleman ficou salvaguardo”, adianta.

Em jeito de conclusão, Humberto Pedrosa garante ainda que “a TAP não poderá comprar ou vender aviões por vontade de Neeleman". "A decisão será sempre minha”, remata.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório