Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Reunião de urgência do BCE marcada para esta tarde

Reunião de urgência do conselho de governadores do BCE marcada a partir das 17h00 (hora de Lisboa).

Reunião de urgência do BCE marcada para esta tarde
Notícias ao Minuto

16:37 - 06/07/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Grécia

O Banco Central Europeu (BCE) convocou para esta tarde uma reunião de emergência para discutir a linha de liquidez à banca grega foi marcada para as 16:00 GMT (17:00 em Lisboa), segundo fontes da agência noticiosa AFP.

De acordo com três diferentes fontes (todas não identificadas) da AFP, o Conselho de Governadores do BCE vai discutir se continua a providenciar financiamento aos bancos gregos através da linha de liquidez de emergência ('ELA', an sigla em inglês).

Ewald Nowotny, membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), veio já dizer que considera "impensável" que a banca na Grécia se mantenha fechada por um período prolongado de tempo: "Ajudas ao setor bancário são ajudas a toda a economia" de um país, recordou o governador do banco central austríaco (OeNB).

Na sua opinião, seria "extremamente problemático" e inclusivamente "impensável" manter fechados os bancos por um período prolongado de tempo". O austríaco Nowotny participa hoje nas deliberações do BCE sobre a assistência de liquidez aos bancos gregos, fechados há uma semana.

Os gregos rejeitaram no domingo, em referendo, por ampla maioria (61,34 por cento) as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro grego e para o final do dia está agendado um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise atual.

Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

[Notícia atualizada às 17h03]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório