Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Grécia: Instituições do euro anunciam reunião por teleconferência

Os responsáveis da Comissão Europeia, do Conselho Europeu, do Eurogrupo e do Banco Central Europeu (BCE) vão reunir-se hoje, por teleconferência, para falar sobre a Grécia, anunciou o executivo comunitário.

Grécia: Instituições do euro anunciam reunião por teleconferência
Notícias ao Minuto

09:13 - 06/07/15 por Lusa

Economia Europa

Na reunião vão participar os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Conselho Europeu, Donald Tusk, do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e do BCE, Mario Draghi, adiantou.

Depois de conhecer o resultado do referendo grego - a vitória do "Não", com 61,3% dos votos -, Juncker afirmou que "toma nota" e respeita a decisão dos cidadãos gregos, acrescentando ter previsto realizar "consultas com os líderes democraticamente eleitos dos restantes 18 países da zona euro".

O presidente do executivo comunitário indicou que na terça-feira vai apresentar a questão no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França).

Em comunicado, Jeroen Dijsselbloem considerou "este resultado muito lamentável para o futuro da Grécia", salientando que, "para a recuperação da economia grega são inevitáveis as medidas e reformas difíceis".

"Agora, vamos esperar as iniciativas das autoridades gregas. O Eurogrupo vai discutir a situação a 7 de julho [terça-feira]", disse.

Em Bruxelas, vai reunir-se hoje o grupo de trabalho do euro, que integra os responsáveis do Tesouro ou os vice-ministros da Economia e das Finanças dos países da moeda única.

A sua análise da situação vai ser entregue ao Eurogrupo - composto pelos ministros da Economia e das Finanças da zona euro - que se vai reunir na terça-feira, antes da cimeira extraordinária dos países da zona euro, a partir das 13h00 (12h00 em Lisboa).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório