Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Desde 2005 que consumo de energia não era tão baixo

Os portugueses preocupam-se cada vez mais com o consumo. Mudança de hábitos e evolução tecnológica foram decisivos para a melhoria.

Desde 2005 que consumo de energia não era tão baixo
Notícias ao Minuto

08:29 - 06/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Poupança

Os consumidores nacionais já não poupavam tanta energia desde 2005. A conclusão é da Direção-Geral de Energia e Geologia, que divulgou dados dos últimos dez anos, reveladores da mudança dos hábitos dos portugueses.

Entre 2004 e 2014, o total de energia consumida em Portugal caiu 23% e a dependência externa está em níveis mínimos desde 2005. Segundo o Jornal de Negócios, existem duas grandes justificações para a melhoria dos números: a preocupação com os gastos excessivos e o aumento da eficiência energética.

“A eficiência energética é o principal recurso energético do país”, destaca o presidente da Endesa Portugal, dando como exemplo as lâmpadas que consomem menos “um sétimo a 50% do que as tradicionais”. Para Nuno Ribeiro da Silva, o uso mais eficiente da energia é responsável pela “esmagadora maioria” da redução do consumo.

Os dados revelados pela autoridade energética dão também conta de uma redução das importações de energia, com uma redução de 20% entre 2004 e 2014. Uma queda em sentido contrário ao aumento das renováveis, que cresceram 70% nos últimos 10 anos, refere ainda o Jornal de Negócios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório