Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Socialistas Europeus querem reinício de negociações "sem egoísmos"

Socialistas Europeus disseram hoje esperar que, na sequência da "clara vitória do 'não'" no referendo na Grécia, o Governo grego e as instituições retomem as negociações, desta feita "de forma responsável" e deixando de lado "egoísmos nacionais".

Socialistas Europeus querem reinício de negociações "sem egoísmos"
Notícias ao Minuto

20:09 - 05/07/15 por Lusa

Economia Grécia

A primeira reação em Bruxelas ao resultado do referendo foi do presidente do grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu -- a segunda maior família política europeia, que o PS integra -, com Gianni Pittella a observar que "o povo decidiu" e deve ser tido em conta "o desfecho claro" da consulta.

De acordo com resultados ainda provisórios, o referendo resultou na vitória do "não" à proposta apresentada pelas instituições credoras.

"A partir de amanhã [segunda-feira], reabramos as negociações inspirados por uma nova atitude de solidariedade e cooperação, tendo em conta a dimensão social difícil na Grécia", defendeu, numa declaração divulgada em Bruxelas.

Segundo o líder parlamentar dos Socialistas Europeus, o Governo grego deve regressar à mesa das negociações com uma atitude responsável renovada".

Além disso, acrescentou, "é também tempo de alguns Estados-membros e ministros" pararem com "uma rigidez inaceitável, egoísmo nacional e jogos políticos domésticos".

"Nós continuamos a fazer tudo o que for necessário para um compromisso responsável e a longo prazo e para evitar qualquer opção infeliz por uma 'Grexit'", ou seja, uma saída da Grécia da zona euro, conclui.

Com quase metade dos votos contados, o "não" liderava, cerca das 20:00, com 61% enquanto o "sim" registava 38%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório