Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Madeira direciona agricultores para a "nova realidade da exportação"

O presidente do Governo da Madeira anunciou hoje que o executivo vai direcionar os agricultores e produtores regionais para a "nova realidade da exportação", com a entrada em funcionamento em agosto de um avião cargueiro.

Madeira direciona agricultores para a "nova realidade da exportação"
Notícias ao Minuto

16:30 - 05/07/15 por Lusa

Economia Governo

"Vamos provar, nestes quatro anos, que aquela ideia de que a agricultura madeirense não é viável e não gera rendimento não é verdade", disse Miguel Albuquerque, no decurso de uma visita à Feira Agropecuária do Porto Moniz, no norte da ilha, cuja 60.ª edição termina hoje.

O chefe do executivo destacou a importância da operação do avião cargueiro, operado pela empresa madeirense FlyMii, com capacidade para 6,5 toneladas, que vai voar cinco dias por semana (de terça-feira a sábado) na rota Funchal-Lisboa, transportando essencialmente produtos hortícolas, frutícolas e peixe.

A FlyMii pode ainda colocar os produtos regionais em diversos pontos da Europa, a preços competitivos, com base em parcerias com outras companhias.

"Precisamos de desmistificar aquela ideia de que a Madeira não tem capacidade de penetrar nos mercados europeus", disse Miguel Albuquerque, realçando acreditar na "realidade" e "capacidade" da agricultura regional.

O presidente do governo destacou, ainda, outras medidas que o executivo pôs em marcha em apenas 70 dias de exercício, como a reativação do seguro agrícola e a publicação de um diploma que obriga as entidades e empresas publicas a darem preferência aos produtos da Madeira.

Miguel Albuquerque garantiu, também, que vai simplificar e adaptar à região as regras comunitárias relacionadas com a pecuária, bem como facilitar o acesso aos produtos fitossanitários.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório