Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Madeira vai continuar operações de financiamento apesar da conjuntura

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, garantiu hoje que a região autónoma vai prosseguir com a operação de financiamento no mercado, independentemente dos acontecimentos na Grécia, admitindo fazê-lo através de um sindicato bancário.

Madeira vai continuar operações de financiamento apesar da conjuntura
Notícias ao Minuto

13:48 - 05/07/15 por Lusa

Economia Miguel Albuquerque

"A nossa ideia inicial era irmos de forma direta ao mercado, porque isso era simbólico, era importante para a Região Autónoma da Madeira. Mas, obviamente, podemos fazê-lo de uma forma indireta, através da contração de um crédito junto dum sindicato bancário", disse Miguel Albuquerque, no decurso duma visita à Feira Agropecuária do Porto Moniz, no norte da Madeira.

O chefe do executivo assegurou que a situação na Grécia e a consequente perturbação nas taxas de juro e 'spread' não afetaram a capacidade de financiamento da Madeira, mantendo-se em curso a operação que visa recorrer ao mercado em 2016, após o Programa de Ajustamento Económico e Financeiro.

"Estamos em contacto permanente com o Instituto de Gestão de Dívida Pública e temos, neste momento, credibilidade total para obter o financiamento", sublinhou Miguel Albuquerque, vincando que, face à atual conjuntura, a melhor forma de o fazer é através do sindicato bancário.

"É evidente que a situação na Grécia vai alterar um pouco a conjuntura, mas quando estamos a gerir situações destas temos sempre um plano B", explicou.

O presidente do governo regional realçou que a Madeira tem uma posição no mercado "perfeitamente estável, consolidada, confiável e credível", garantindo que o executivo vai seguir a linha de consolidação das contas públicas e de revitalização da economia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório