Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Efromovich deve avançar com queixa em Bruxelas dentro de dias

As regras europeias estipulam que devem ser cidadãos europeus a liderar companhias aéreas europeias. O consórcio Gateway, que junta David Neeleman e Humberto Pedrosa, continua a suscitar dúvidas relativamente a estas regras.

Efromovich deve avançar com queixa em Bruxelas dentro de dias
Notícias ao Minuto

13:35 - 05/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia TAP

Germán Efromovich foi preterido uma segunda vez, na privatização da TAP, após o Governo ter anunciado que escolheu a proposta de David Neeleman e Humberto Pedrosa. O caso, porém, ainda não terminou.

Ao Dinheiro Vivo, uma fonte próxima do empresário de quatro nacionalidades adianta que deverá dar entrada em Bruxelas, até à próxima quarta-feira, dia 8, uma queixa a contestar a escolha do consórcio Gateway para liderar a companhia aérea portuguesa.

A ação deverá ser reforçada com as informações mais recentes vindas a público, que dizem respeito aos estatutos registados no passado dia 19 de junho e de que o Público deu conta.

Entre outros fatores, ficou-se a saber que, apesar de Humberto Pedrosa ser sócio maioritário, é David Neeleman não só quem investe mais como será também ele o empresário com direito à maior fatia de lucros (74,47%).

Além do mais, decisões estratégicas vão necessitar de sete votos da administração de nove pessoas (sendo que cinco serão escolhidas por Perosa e quatro por Neeleman). Na prática, para Pedrosa tomar decisões como investimentos e vendas ou aquisições de ativos, precisará sempre de um ‘sim’ não europeu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório