Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

À procura de casa? Siga estas dicas

Está à procura de casa? Saiba o que deve ou não fazer para conseguir aquilo que quer sem desapontamentos.

À procura de casa? Siga estas dicas
Notícias ao Minuto

00:00 - 05/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Dicas

Chegou a altura de dar um passo em frente na sua vida e, sozinho ou acompanhado, aventurar-se numa vida longe do teto dos seus pais. Comprar ou arrendar casa é uma tarefa entusiasmante na vida de qualquer pessoa, mas pode também tornar-se numa dor de cabeça, sobretudo quando a conta bancária nos obriga a fazer escolhas.

Para ajudar os que estão a procurar de um novo 'ninho', a USA Today listou os cinco principais pontos que os futuros proprietários devem ter em atenção quando estão à procura de casa.

1. Não ter o pedido de crédito aprovado. Procurar casa sem saber quanto pode gastar pode levá-lo ao desapontamento.Antes de procurar casa deve ter uma pré-aprovação de hipoteca para que saiba até quanto o seu credor está disposto a emprestar-lhe. Caso contrário, corre o risco de se apaixonar por uma casa para a qual não tem possibilidades de negociar.

2. Não confundir uma pré-qualificação de hipoteca com uma pré- aprovação. A pré-qualificação é o primeiro passo no processo de pedido de hipoteca, isto é, é quando avança com o pedido indicando ao credor todos os seus dados financeiros. A pré-aprovação é um passo mais complexo em que o credor analisa a sua informação financeira, através da qual lhe pode indicar até quanto poderá ou não gastar. Pensar que por ter feito o pedido já possui aprovação do credor pode colocá-lo em maus lençóis.

3. Deixar-se enganar pelo vendedor. Os vendedores imobiliários podem ser bastante persuasivos para levá-lo a realizar uma compra. Não se iluda. Atente a todos os pormenores e analise bem cada canto do imóvel para se certificar que este se encontra em tão bom estado quanto o vendedor assegura.

4. Não ter uma noção daquilo que pode gastar. O valor que lhe é aprovado pelo credor não é o mesmo que possui para gastar. Lembre-se que para além do valor do empréstimo tem outras despesas para além da casa: como poupar para a reforma, pagar contas de luz e água ou do seu carro. Antes de se comprometer com um negócio tenha a certeza que possui o valor mensal necessário para pagar a casa e poder suportar as outras despesas do dia-a-dia.

5. Fixar-se apenas num local. Todos temos preferências quanto ao sítio onde gostaríamos de viver. Porém, se centrar as suas pesquisas em apenas um ou dois bairros/cidades pode estar a dificultar a sua tarefa. O USA Today refere que em vez de escolher a cidade onde quer morar deve definir as características do local onde gostaria de viver (rural ou citadino; calmo ou agitado, por exemplo) e consoante essas características procurar os locais que se enquadram nos seus critérios. Assim fica com mais opções de escolha e pode jogar melhor com os preços.

6. Focar-se em aspetos visuais. Não deixe de comprar uma casa apenas porque não gosta da cor das paredes, de uma certa peça de mobiliário ou aspetos arquitetónicos. Pode sempre decorar a casa, posteriormente, a seu gosto.

7. Pensar que todos os problemas são possíveis de resolver. Não pense que pequenas falhas são fáceis de resolver. Partir uma parede, mudar o chão ou alterar os azulejos pode ficar caro. Tenha em atenção as alterações que poderá querer fazer e equacione bem se essas obras não irão aumentar (e muito) o preço que está disposto a dar pela casa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório