Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Schulz pondera créditos de emergência contra crise humanitária

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, disse estar a avaliar a possibilidade de créditos de emergência para a Grécia para evitar uma crise humanitária, numa entrevista ao jornal Welt am Sonntag.

Schulz pondera créditos de emergência contra crise humanitária
Notícias ao Minuto

14:31 - 04/07/15 por Lusa

Economia Grécia

"Vamos ver-nos obrigados a conceder créditos de emergência à Grécia como medida de transição, para que os serviços públicos possam continuar a funcionar e as pessoas necessitadas recebam dinheiro. Para isso haveria dinheiro a curto prazo em Bruxelas", disse.

Segundo Schulz, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, conduziu o país a um beco sem saída, "mas as pessoas não têm culpa disso".

"Vamos ajudá-los. Não vamos deixar os gregos na miséria", disse.

O presidente do Parlamento Europeu considerou que se os eleitores gregos recusarem as medidas de austeridade propostas pelos credores do país no referendo de domingo, "a situação certamente não vai melhorar" porque o Governo de Atenas vai ficar "sem dinheiro".

Nessa situação, afirmou, "não é possível pagar salários, o sistema de saúde deixa de funcionar, o fornecimento de energia e de transporte público colapsam e deixa de se poder importar os bens necessários porque ninguém os pode pagar".

A Grécia vota no domingo em referendo as propostas apresentadas pelos credores internacionais - Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu - em troca de ajuda financeira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório