Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Estado emprestou 744 milhões de euros e IGF não auditou autarquias

A Inspeção-Geral das Finanças não está a cumprir as recomendações da Assembleia da República em relação às auditorias.

Estado emprestou 744 milhões de euros e IGF não auditou autarquias
Notícias ao Minuto

07:46 - 04/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Município

Entre 2012 e 2013, o Estado celebrou contratos de empréstimos com 104 câmaras municipais, no valor total de 744 milhões de euros, contudo até hoje a Inspeção-Geral das Finanças (IGF) não auditou uma única das autarquias, avança o jornal Público.

A IGF ficou responsável por monitorizar o cumprimento desses contratos, ao fazer auditorias “sistemáticas e regulares”, algo que não se tem realizado, tendo em conta o site onde são colocados os resultados das mesmas.

O site da IGF revela que, até ao final de 2014, foram iniciadas apenas sete das auditorias, contudo ainda nenhuma se encontra concluída. Contactado pelo jornal Público, o Ministério das Finanças respondeu a algumas perguntas mas as respostas não foram conclusivas.

A IGF afirmou que desde que assumiu as funções da IGAL “foram concluídas e despachadas 85 auditorias relativas às diferentes temáticas incluídas nas intervenções em autarquias locais”. O gabinete garantiu ainda que para além dos relatórios que já estão publicados no site, “serão regularmente disponibilizados relatórios de intervenções em autarquias locais”.

Tendo em conta o site e o facto da publicação dos relatórios ser obrigatória, a IGF concluiu, desde 2012, apenas 42 auditorias temáticas a municípios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório