Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

“Syriza sempre quis tirar o país do euro com o consentimento do povo"

O ex-primeiro-ministro e atual líder da oposição conservadora grega Antonis Samaras exortou hoje à votação no 'Sim' no referendo de domingo na Grécia, para evitar a saída do país do euro.

“Syriza sempre quis tirar o país do euro com o consentimento do povo"
Notícias ao Minuto

20:20 - 03/07/15 por Lusa

Economia Grécia

"No domingo, votamos 'Sim' ou 'Não' ao euro, não votamos a favor de uma ou outra proposta", defendeu Samaras numa mensagem transmitida pela televisão.

O ex-chefe do executivo grego sublinhou que o partido de esquerda no poder, o Syriza, "quis desde o início tirar o país do euro com o consentimento do povo".

Na consulta popular do próximo domingo, os cidadãos devem decidir se aceitam ou não a proposta de acordo apresentada pelas instituições credoras da Grécia em troca do desembolso do resgate.

Samaras acusou o Syriza de mentir ao afirmar que, se vencer o 'Não', "assinará imediatamente um acordo" e criticou a convocação de um referendo que provocou a divisão da população.

"Apelo a todos os gregos para que vão às urnas unidos e, votem o que votarem, continuem unidos no dia seguinte, porque não estamos a votar só pelo euro, votamos pela Grécia, por uma Grécia forte", frisou.

Para hoje, estão agendadas duas grandes ações de campanha, uma a favor do 'Sim', convocada por organizações empresariais, sindicatos e diversas associações, e outra em defesa do 'Não', convocada pelo Syriza.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório