Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Probabilidade de contágio da Grécia aos países periféricos baixou

A probabilidade de contágio da crise grega aos países periféricos como Portugal e Espanha desceu de 40 para 30 por cento, segundo os analistas do banco UBS, citados pela agência financeira Bloomberg, mas os 'spreads' devem subir.

Probabilidade de contágio da Grécia aos países periféricos baixou
Notícias ao Minuto

12:16 - 03/07/15 por Lusa

Economia UBS

"A probabilidade de contágio passou de 40% para 30%, uma vez que os 'spreads' alargaram-se menos do que o esperado", escrevem os analistas Themos Fiotakis, Reinhard Cluse, Yianos Kontopoulos e Ramin Nakisa numa nota enviada aos clientes e divulgada pela agência financeira Bloomberg.

Os analistas afirmam, no entanto, que é provável que as taxas de juro exigidas pelos investidores para negociarem dívida pública destes países deva aumentar.

Os juros da dívida de Portugal começaram o dia a cair em todos os prazos face ao dia anterior, alinhados com os da Itália e Espanha, contrariando a tendência dos últimos dias, em que estiveram a ser pressionados em alta devido às incertezas associadas à ausência de acordo entre a Grécia e os credores internacionais e a possibilidade de Atenas sair da zona euro.

Sobre o referendo de domingo na Grécia, a probabilidade de uma saída da Grécia da zona euro a curto prazo caso o 'Sim' vença é de 20%, mas sobe para 70% caso o 'Não' ganhe, antecipam estes analistas.

A Grécia deverá no domingo ir às urnas mostrar o apoio ou o desacordo com o programa de ajuda que estava a ser negociado até ao final da semana passada, mas a consulta está ainda dependente da validação do Tribunal Constitucional, que hoje vai pronunciar-se sobre a legalidade do referendo.

Os gregos são chamados a decidir se querem aceitar o acordo de princípio submetido pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, na reunião do eurogrupo de 25 de junho, que consiste em dois documentos que são uma proposta unificada; o primeiro chama-se 'Reformas para a Conclusão do Programa Atual e Mais Além' e o segundo 'Análise Preliminar à Sustentabilidade da Dívida'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório