Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Bruxelas garante que Portugal pode reforçar abastecimento de gás

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela União da Energia, Maros Sefcovic, defendeu hoje que Portugal tem potencial para aumentar o nível de segurança no abastecimento de gás à Europa, podendo reduzir a dependência do gás russo.

Bruxelas garante que Portugal pode reforçar abastecimento de gás
Notícias ao Minuto

17:29 - 02/07/15 por Lusa

Economia Energia

"Portugal tem capacidades impressionantes de LNG [Gás natural liquefeito], tal como Espanha, penso que devemos usar este potencial para aumentar o nível de segurança energética em toda a Europa", afirmou Maros Sefcovic, à margem da conferência-diálogo "União da Energia", em Lisboa.

Questionado sobre o papel que Portugal pode ter na redução da forte dependência de gás russo pela União Europeia, Maros Sefcovic manifestou a vontade de Bruxelas de diversificar as fontes de fornecimento, mas também de equilibrar as relações com a Rússia.

Na quarta-feira, a Comissão Europeia garantiu que o fornecimento de gás à Europa no próximo inverno não está em risco, apesar da rotura das negociações entre a Ucrânia e a Rússia devido a divergências sobre o preço.

Já o ministro da Energia, Moreira da Silva, realçou o papel que Portugal, juntamente com Espanha, pode ter no mercado do gás: "Entendemos que a Península Ibérica se pode posicionar como um 'hub' [centro estratégico] importante no gás, através dos sete terminais em Espanha e um em Portugal, e assim aumentar a segurança do abastecimento de gás".

A segurança no abastecimento é uma das metas da União da Energia, projeto que prevê implementar uma estratégia comunitária para o mercado energético, que levou o responsável em Bruxelas a fazer uma ronda pelos países para debater com os respetivos governos, empresas e cidadãos.

O governante português realçou a necessidade do investimento das interligações energéticas para o transporte de eletricidade e de gás para uma maior integração da Península Ibérica na Europa, uma vez que atualmente esta região é considerada uma 'ilha energética' devido às baixas interconexões existentes para outros países europeus.

No Conselho Europeu de outubro passado, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia alcançaram um acordo sobre o pacote energia e clima, que prevê uma meta para as interconexões de 10% até 2020 e de 15% até 2030.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório