Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Este referendo é uma maneira de usar e abusar do povo grego".

“Estes senhores não têm condições para estar à frente de um governo no contexto da União Europeia”, diz Bagão Félix, referindo-se aos governantes do Syriza.

"Este referendo é uma maneira de usar e abusar do povo grego".
Notícias ao Minuto

00:00 - 02/07/15 por Goreti Pera

Economia Bagão Félix

Bagão Félix olha para o referendo que o povo grego vai votar no próximo domingo como uma atitude “completamente emocionalizada” do governo helénico e uma “maneira de usar e abusar do povo, que não tem condições para votar em termos racionais”.

“O referendo, desde logo, está vazio de objeto, porque se refere a um plano de acordo datado de 25.06.2015 que já não existe, caducou, foi revogado”, criticou o comentador na ‘Edição da Noite’ da SIC Notícias, dizendo que “não faz sentido, num prazo de oito dias, referendar-se uma coisa destas”.

O antigo ministro das Finanças foi mais longe nas críticas proferidas em relação ao Syriza e disse mesmo que, independentemente do resultado da consulta popular, “estes senhores não têm condições para estar à frente de um governo no contexto da União Europeia”.

Mas as culpas não devem ser atribuídas exclusivamente ao governo grego. O ex-governante entende que, “se da parte grega vemos jovens, certamente talentosos, muito impreparados, que julgam que estar no Estado é a mesma coisa que estar num partido, do lado da Europa estão uns senhores com prosápia a dar ordens humilhando o povo”

“Há num aspeto em que o governo grego tem razão: o que está em causa não é a questão grega na sua verdadeira sustentabilidade, mas meras questões de intendência orçamental, para não dizer contabilística”, exemplificou, assegurando que “o que se está a discutir é um analgésico e não uma medida de fundo”.

Contudo, é de lamentar, na opinião de Bagão Félix, que “a Europa nunca tenha dado a mãe à palmatória em termos das suas culpas”. Porque “a Grécia está no euro porque os poderes da União Europeia aceitaram todos os truques, manobras e mentiras do governo grego. Se não fosse a crise que espoletou no mundo todo, provavelmente ainda haveriam de estar envoltos nesta ilusão. Agora não se pode, num clique, resolver todos estes problemas”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório