Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Primeiro-ministro grego "sem coragem" de admitir responsabilidade

O líder da Nova Democracia, maior partido de oposição na Grécia, acusou hoje o primeiro-ministro grego de não ter "coragem de admitir" responsabilidade no encerramento dos bancos e no controlo de capitais que estão a ser aplicados no país.

Primeiro-ministro grego "sem coragem" de admitir responsabilidade
Notícias ao Minuto

19:37 - 01/07/15 por Lusa

Economia Samaras

Numa mensagem televisiva, citada pela agência de notícias espanhola Efe, Antonis Samaras, afirmou que a Grécia "está a viver os piores momentos da sua História" e que vive momentos de grande incerteza.

O líder da Nova Democracia falava minutos depois de o chefe do Governo grego, Alexis Tsipras, se ter dirigido à população também através da televisão, para confirmar o referendo à proposta dos credores do próximo domingo e voltar a pedir um "não" na consulta popular.

O também ex-primeiro-ministro grego acrescentou que por cada dia que os bancos permanecem encerrados o país perde dinheiro e afirmou que esse é "o custo de ter um Governo com opções antieuropeias".

Antonis Samaras considerou que o apelo do voto no "não" leva a um "beco sem saída", que empurra o país para a saída do euro.

Na opinião do líder da oposição, tudo o que a Grécia ganhou nos últimos anos, aplicando as reformas impostas pelas instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), está agora a evaporar-se.

Samaras classificou ainda de "erro grave" a convocatória do referendo e defendeu o voto no "sim", que, considerou, significa "um passo em direção à Europa".

Atenas apresentou uma contraproposta aos credores para tentar alcançar um acordo: a carta dirigida por Tsipras aos chefes das três instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) sublinha que a Grécia "está preparada para aceitar o acordo", mas com algumas alterações.

Entretanto, os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) concluíram a nova reunião por teleconferência realizada hoje à tarde, tendo decidido prosseguir discussões sobre a ajuda à Grécia apenas após a realização do referendo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório