Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Combate à fraude e evasão fiscal 'engorda' cofres do Estado

Em 2014, Estado arrecadou 3,3 mil milhões de euros. Em maio do ano passado, o valor arrecadado era de 377 milhões, sendo que este ano, no mesmo mês esse valor já estava nos 461 milhões de euros.

Combate à fraude e evasão fiscal 'engorda' cofres do Estado
Notícias ao Minuto

07:16 - 01/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Relatório

No ano passado, o Estado conseguiu arrecadar 3,3 mil milhões de euros com o combate à fraude e evasão fiscal, avança o Diário Económico.

O valor está patente no relatório de atividade de combate à fraude e evasão fiscais que todos os anos tem de ser entregue na Assembleia da República até ao dia 30 de junho, e no qual se verifica que valor arrecadado representa 2% da riqueza produzida no país no ano transato.

Os resultados obtidos são consequência de regularizações voluntárias de impostos, notas de cobrança devido a correções efetuadas pela inspeção tributária, cobrança coerciva, coimas e o aumento de emissão de faturas através do sistema e-fatura.

De acordo com o documento, do total dos 3,3 mil milhões, 2,5 milhões referem-se à ação inspetiva da recuperação de dívidas por via coerciva e coimas, e 760 milhões aos ganhos de eficiência da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Além deste valor, o relatório dá ainda conta de que o Estado conseguiu mais 4,6 mil milhões referentes a correções à matéria coletável declaradas pelos contribuintes; emitiu 2.880 notas de cobrança de IRC no valor total de 514 milhões de euros; foram submetidas mais 89% de declarações de IRS através da internet; os processos de inquérito de crime fiscal foram mais céleres na sua resolução; foram emitidas mais 36,6% faturas com NIF, em comparação com 2013; e o número de empresas a emitir faturas superou um milhão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório