Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Clientes do mercado livre de eletricidade já são quatro milhões

O mercado livre de eletricidade ultrapassou um número acumulado de quatro milhões de clientes em maio, com um crescimento líquido de cerca de 64 mil clientes face a abril, anunciou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Clientes do mercado livre de eletricidade já são quatro milhões
Notícias ao Minuto

06:09 - 01/07/15 por Lusa

Economia ERSE

No seu resumo informativo mensal sobre o mercado de eletricidade, o supervisor energético refere ainda que o número de clientes no mercado livre cresceu 1,6% em maio face a abril, crescimento inferior ao registado no mês anterior em 0,2 pontos percentuais.

Assim, segundo a ERSE, desde maio de 2014, o número de consumidores no mercado livre de eletricidade cresceu 43%, a uma taxa média mensal de 3,0%.

Em relação ao consumo, o regulador adianta que, em termos anualizados, este ascendeu a 38.543 gigawatts/hora (GWh) em maio de 2015, um acréscimo de 136 GWh face a abril.

O incremento do consumo em maio foi de cerca de 0,4%, situando-se 0,1 pontos percentuais acima da variação registada no mês anterior.

O consumo no mercado livre cresceu cerca de 11,5% em termos homólogos, o que corresponde a uma taxa média mensal de 0,9% no período.

Em termos globais, o mercado livre "representou 87% do consumo total em Portugal Continental em maio" e, face ao período homólogo, o mercado livre aumentou em 9,2 pontos percentuais o seu peso relativo em termos de consumo abastecido", frisa a ERSE.

Em maio entraram 76.532 clientes no mercado livre, tendo 56.588 transitado do mercado regulado e 19.944 entrado diretamente para as carteiras de comercializadores em regime de mercado.

A ERSE refere ainda que foram "registadas 40.263 mudanças de carteira entre comercializadores em mercado livre" e cessaram a atividade no mercado 12.217 clientes sem que tenham celebrado outro contrato de fornecimento. Assim, o número de clientes em atividade no mercado livre aumentou em 64.097 clientes.

Em maio, a EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (84,5% do total de clientes) e em consumos (cerca de 44,8% dos fornecimentos no mercado livre).

Face a abril, a sua quota reduziu-se em número de clientes em 0,1 pontos percentuais, e manteve-se em termos de consumo.

Em número de clientes, além da EDP Comercial, já referida, a Galp (6,1%) manteve a sua quota, tal como a Endesa (4,6%), a Iberdrola (1,8%) e a GN Fenosa (1,1%). A Goldenergy (1,5%) aumentou a sua quota em 0,1 pontos percentuais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório