Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Consórcio chinês constrói barragem em Angola com empréstimo da China

Um consórcio chinês foi contratado pelo Governo angolano para construir, por mais de 3,5 mil milhões de euros, a nova barragem de Caculo Cabaça, na bacia do médio Kwanza, obra financiada por um banco da China.

Consórcio chinês constrói barragem em Angola com empréstimo da China
Notícias ao Minuto

23:49 - 30/06/15 por Lusa

Economia Luanda

A informação consta de um despacho presidencial de 12 de junho, a que a Lusa teve hoje acesso, aprovando o projeto para este aproveitamento hidroelétrico na província do Cuanza Norte, a assegurar pelo consórcio CGGC (China Gezhouba Group Corporation) & Niara Holding.

O mesmo despacho, assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, autoriza a assinatura do contrato de empreitada da obra entre o Ministério da Energia e Águas e aquele consórcio chinês, por 489.622.564.768 kwanzas (mais de 3,5 mil milhões de euros).

Uma informação do consórcio a que a Lusa teve acesso fixa no entanto o valor a empreitada em 4.532 mil milhões de dólares (quatro mil milhões de euros) e 80 meses de trabalhos, para a instalação de uma potência de produção elétrica de 2.171 MegaWatts (MW).

A obra prevê a edificação de túneis, trabalhos de construção civil, fornecimento, instalação e testes de equipamentos eletromecânicos.

O despacho presidencial recorda que "o combate ao défice da produção elétrica é uma das prioridades do Governo para promover a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento económico e social do país" e que a barragem de Caculo Cabaça foi identificada como um dos projetos estruturantes nesta área.

Autoriza ainda a inclusão do projeto no Programa de Investimento Público (PIP), cabendo ao ministro das Finanças, Armando Manuel, "identificar o espaço fiscal necessário para assegurar o pagamento inicial da obra" e negociar um financiamento junto do Banco de Comércio e Indústria da China, com a cobertura de risco da Sinosure, para "assegurar o pagamento total da empreitada".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório