Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Prazo está a terminar. O que vai acontecer à Grécia?

Depois de o Eurogrupo ter recusado o prolongamento do programa de ajuda externa por mais um mês, o governo grego decidiu que não ia pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) esta terça-feira. Até domingo, a Europa vai aguentar a Grécia no euro. Mas depois disso o que pode acontecer?

Prazo está a terminar. O que vai acontecer à Grécia?
Notícias ao Minuto

07:31 - 30/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Ajuda Externa

A Grécia decidiu não pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI) os 1,6 mil milhões de euros que estavam previstos, segundo o Diário Económico. Mas o que pode acontecer?

Pode a Grécia entrar em ‘default’? Tecnicamente não entra de imediato em ‘default’. Fica em atraso no pagamento e impossibilitada de usar quaisquer verbas do Fundo, que pode conceder um período de quatro semanas, antes de ser considerado incumprimento.

O que vai acontecer entretanto? A Grécia vai deixar de estar sob resgate da Europa. Além de que é remota a probabilidade de entrar em incumprimentos cruzados. O Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE) poderá exigir de imediato todo o empréstimo feito a Atenas, assim que o FMI o decida fazer.

O Banco Central Europeu (BCE) pode não ajudar mais? É verdade, a Grécia pode ficar sem este apoio, uma vez que deixando de estar sob assistência da Europa, já não há a necessidade de manter em vigor a linha de assistência de emergência. O BCE até pode tentar recuperar parte das verbas que já foram distribuídas pela banca grega. Contudo, isto não teria grandes efeitos já que os próprios bancos estão em dificuldade.

O que significa o referendo? O povo grego vai escolher se quer um acordo que implica mais austeridade, mas permite a manutenção na zona euro, ou se quer começar de novo. No entanto, vão estar a votar em propostas que já não são válidas visto que, o prolongamento do programa não foi aceite.

Se votarem sim no referendo, o que acontece? Tudo será feito para manter a Grécia na zona euro. As negociações são retomadas, mas noutros termos. Mas o Syriza pede que se escolha o não. Desta forma, o governo cai.

Se ganhar o não? Tsipras vai negociar um novo acordo com a Europa, consoante a vontade da população. Mas caso isto aconteça, a Grécia caminha para fora da moeda única.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório