Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fitch corta notação dos quatro principais bancos gregos

A agência de notação financeira Fitch cortou hoje a sua nota dos quatro principais bancos gregos para "incumprimento restrito", depois de o governo ter ordenado o seu encerramento por uma semana e estabelecido controlo de capitais.

Fitch corta notação dos quatro principais bancos gregos
Notícias ao Minuto

23:19 - 29/06/15 por Lusa

Economia Agência

O incumprimento restrito, no jargão desta agência de rating, significa que uma entidade passou por uma recente falta de pagamento de um empréstimo, juros ou outra obrigação financeira concreta, mas sem ter entrado ainda na falência e, portanto, cessado a atividade.

No comunicado em que anunciou a decisão, a Fitch adiantou que o controlo de capitais, incluindo as restrições aos levantamentos bancários, representa um incumprimento restrito, porque "afetam uma parte relevante das obrigações principais" dos bancos.

Os quatro bancos atingidos pela descida da nota, para CCC ou 'altamente especulativo", são o Nacional da Grécia, Pireu, Eurobanco Ergasias e o Alpha.

"Os 'ratings' refletem níveis excecionalmente elevados de risco de crédito, devido à imposição de controlo de capitais, bem como às fracas perspetivas de recuperação no caso de um incumprimento nas obrigações da dívida sénior", pormenorizou a agência.

Por outro lado, a Fitch também desceu a 'notação de viabilidade" dos bancos -- que ilustra a intrínseca valia creditícia das instituições -- para o mínimo de 'f'.

Esta descida "reflete o entendimento da Fitch que estes bancos teriam falido se o controlo de capitais não tivesse sido imposto", uma vez que estas instituições financeiras dependem do Banco Central Europeu para terem liquidez e este decidiu no domingo não aumentar esta liquidez, em resultado da ação do governo grego.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório