Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

A porta "ainda está aberta" para a Grécia, diz presidente do Eurogrupo

A porta "continua aberta" para negociações com a Grécia apesar da rutura verificada no fim de semana, afirmou hoje o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, referindo que ainda é "concebível" evitar a saída da Grécia do euro.

A porta "ainda está aberta" para a Grécia, diz presidente do Eurogrupo
Notícias ao Minuto

17:46 - 29/06/15 por Lusa

Economia Dijsselbloem

Haia, 29 jun (Lusa) - A porta "continua aberta" para negociações com a Grécia apesar da rutura verificada no fim de semana, afirmou hoje o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, referindo que ainda é "concebível" evitar a saída da Grécia do euro.

"Continuo a repetir que do nosso lado a porta ainda está aberta se bem que a possibilidade e o tempo sejam agora muito limitados", afirmou aos jornalistas em Haia.

Em resposta a um jornalista que lhe perguntou se ainda é possível evitar uma saída da Grécia da zona euro, 'Grexit', Jeroen Dijsselbloem respondeu: "Ainda é concebível".

O presidente do Eurogrupo afirmou estar "desiludido" com o comportamento da Grécia por ter "deixado a mesa de negociações" quando estas ainda não tinham terminado.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também afirmou hoje que está aberta a porta para novas conversações com a Grécia "após o referendo" que o país vai organizar no domingo.

A crise que opõe o Governo grego aos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) assumiu um rumo inédito depois de o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter anunciado na sexta-feira à noite a convocação de um referendo sobre o programa apresentado pelos credores para desbloquear ajuda financeira ao país.

No sábado, o Eurogrupo recusou-se a prolongar o programa de assistência financeira à Grécia que termina terça-feira, dia 30.

A Grécia, que enfrenta problemas de liquidez, arrisca-se a entrar em incumprimento, tendo de pagar até terça-feira à noite mais de 1,5 mil milhões de euros ao FMI.

EO // CSJ

Lusa/fim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório