Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Sinto-me traído" depois de todos os esforços pela Grécia

Jean Claude-Juncker garante que fez de tudo para encontrar uma solução para a Grécia.

"Sinto-me traído" depois de todos os esforços pela Grécia
Notícias ao Minuto

12:13 - 29/06/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Juncker

O presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker, revelou ao final da manhã, em conferência de imprensa, que se sentiu “traído” depois de todos os "esforços que foram feitos, mês após mês", para encontrar uma solução para a Grécia.

Lembrando que na Europa “todos ganham ou todos perdem”, Juncker defendeu que a situação grega é a consequência das consecutivas faltas de responsabilidade Por isso, diz-se "triste com o espetáculo que a Europa deu no passado sábado", considerando que a rutura das negociações no Eurogrupo constitui um rude golpe na consciência europeia.

A proposta rejeitada pelo executivo de Alexis Tsipras, sustentou, não era um "estúpido pacote de austeridade", e "é aconselhável o Governo grego dizer a verdade ao povo grego", tendo em vista o referendo que decidiu organizar para o próximo domingo, e no qual disse esperar que o povo grego, de forma responsável, vote no "sim" à proposta das instituições.

Apesar disso, ainda acredita ser possível “gerir as nossas diferenças através do diálogo”. “Nos últimos meses envolvi-me nas negociações. Por vezes de manhã e outras vezes de noite. A saída da Grécia do euro nunca foi nem será uma opção”, disse Juncker, embora considere que “depois de todos os esforços que foram feitos pela Comissão e por outras instituições” se sentiu “traído” pela falta de cooperação por parte do governo grego.

Por tudo isto, salientou que não “merece as críticas" de que “ tem sido alvo”, frisando que as medidas propostas pela Comissão Europeia não incluem o corte de pensões nem de salários.

[Notícia atualizada às 12h18]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório