Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Salários médios 'congelaram' e há mais a ganharem o mínimo

Reformas laborais tiveram efeitos praticamente nulos nos rendimentos. Alterações ao salário mínimo foram quase totalmente anuladas pelo contexto desfavorável.

Salários médios 'congelaram' e há mais a ganharem o mínimo
Notícias ao Minuto

12:10 - 29/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Remunerações

Os portugueses estão a ganhar ligeiramente menos do que há dois anos. Esta é uma das conclusões do Inquérito as Ganhos realizado pelo Ministério da Economia, que analisa os rendimentos dos trabalhadores, incluindo a remuneração base, horas extra e outros incentivos.

Segundo o Jornal de Negócios, o estudo revela uma redução nominal considerada “pouco relevante” de 0,04% nos rendimentos médios entre abril e outubro de 2014, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. A queda surge devido a uma situação globalmente desfavorável no mercado laboral, que teve impacto no bolso dos trabalhadores.

Os ganhos médios desceram para 1.124,49 euros, que corresponde a uma perda real de rendimentos de 0,05%. A redução surge apesar do aumento do salário mínimo nacional, demonstrando uma situação particularmente preocupante para a classe média, a mais atingida pela quebra.

O trabalho do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia dá ainda conta do aumento do número de portugueses que ganham o salário mínimo: os trabalhadores que ganham o rendimento mais baixo possível representam agora 20% dos empregados.

Para as mulheres, a realidade é ainda mais preocupante. A percentagem de trabalhadoras que ganham o salário mínimo é de 25%, em comparação com apenas 15% de trabalhadores do sexo masculino na mesma situação. No global, a diferença nos rendimentos continua a ser óbvia entre os dois sexos, com os homens a ganharem em média mais 22% do que as mulheres.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório