Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Medidas de controlo de capitais justificam-se para estabilizar a banca

A Comissão Europeia considerou hoje que as medidas de controlo de capitais decretadas pelo Governo grego se justificam com a defesa da estabilidade do sistema financeiro e bancário.

Medidas de controlo de capitais justificam-se para estabilizar a banca
Notícias ao Minuto

08:13 - 29/06/15 por Lusa

Economia Grécia

"Manter a estabilidade financeira é o desafio mais imediato e importante para o país", segundou um comunicado hoje divulgado por Bruxelas.

O comissário europeu para os Serviços Financeiros, Jonathan Hill, lembrou ainda que "a liberdade de circulação de capitais deverá ser retomada assim que possível, no interesse da economia grega, da zona euro e do mercado único da União Europeia como um todo", adiantando que Bruxelas irá monotorizar o evoluir da situação e a aplicação das medidas restritivas anunciadas no domingo pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

Bruxelas diz-se ainda "pronta para ajudar as ajudar as autoridades com os aspetos técnicos desta medida".

Os bancos da Grécia vão permanecer encerrados até 06 de julho, dia seguinte ao referendo sobre o programa de resgate, e o levantamento de dinheiro está limitado a 60 euros diários, estabelece um decreto hoje publicado em Atenas.

O decreto sobre o controlo de capitais, publicado no boletim oficial, que lista as medidas impostas às instituições financeiras que duram até 06 de julho, foi assinado pelo Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório