Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Gregos em fila nas caixas multibanco após anúncio de referendo

A convocação de um referendo sobre a aceitação, ou não, da proposta dos credores internacionais aumentou o clima de incerteza na Grécia e levou cidadãos a formarem filas para levantar dinheiro nas caixas multibanco, escreve a Xinhua.

Gregos em fila nas caixas multibanco após anúncio de referendo
Notícias ao Minuto

06:55 - 27/06/15 por Lusa

Economia Grécia

Imagens divulgadas nas agências estrangeiras e na rede social Twitter mostram filas de cidadãos em frente a caixas de multibanco, num ambiente calmo, ao início da madrugada de hoje. Em alguns comentários a situação é descrita como consequência do clima de incerteza vivido na Grécia, noutros é referido o facto de ser fim de semana e ser normal haver mais pessoas a levantar dinheiro.

Os credores da Grécia propuseram a Atenas um pacote de 15,5 mil milhões de euros até ao fim de novembro, caso haja um acordo hoje, para fazer face às obrigações financeiras para com o FMI e o BCE, na reunião extraordinária do Eurogrupo, em Bruxelas, que tem início previsto esta tarde, pelas 14:00 (13:00 de Lisboa).

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou na sexta-feira -- já depois da meia-noite (em Atenas), numa mensagem televisiva e após uma reunião de emergência do Governo -- a realização de um referendo na Grécia, para 05 de julho, sobre o texto que possa resultar das negociações no Eurogrupo e com os seus credores.

Além da continuidade do clima de incerteza vivido na Grécia, o anúncio feito pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, também levou, nas primeiras horas de hoje alguns cidadãos a formarem filas em frente a caixas de multibanco, por receios de uma eventual imposição de medidas de controlo de capitais a partir de segunda-feira, escreve a Xinhua.

A formação de filas junto a caixas de multibanco nos subúrbios de Atenas é também referida no Finantial Times, que escreve que o anúncio assustou os gregos, já nervosos perante a incerteza que paira sobre o acordo de resgate.

A corrida para levantar dinheiro na Grécia já foi reportada noutras ocasiões ao longo do impasse nas negociações entre a Grécia e os credores internacionais.

Segundo uma reportagem da France 2 divulgada na semana passada, a 18 de junho foram levantados mil milhões de euros dos bancos gregos, elevando para três mil milhões de euros os levantamentos efetuados na mesma semana.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório