Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Salvador Caetano abre fábrica em Gaia e prevê criar 400 empregos

O Grupo Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia, Porto, inaugurou hoje uma fábrica de componentes aeronáuticos, num investimento de 15 milhões de euros que até 2018 estima criar 400 postos de trabalhos diretos e indiretos.

Salvador Caetano abre fábrica em Gaia e prevê criar 400 empregos
Notícias ao Minuto

21:31 - 17/06/15 por Lusa

Economia Aeronáutica

A nova unidade fabril -- Caetano Aeronautic -- dedica-se à produção e montagem de componentes aeronáuticos em materiais compósitos e metálicos para alguns dos principais fabricantes mundiais de aviões.

Este ano, a fábrica estima ter um volume de faturação de quatro milhões de euros, mas o objetivo é que daqui a dois anos passe para os 20 milhões de euros por ano.

A Caetano Aeronautic foi criada em 2012 para integrar, numa primeira fase, a cadeia de fornecimento da `Airbus Defence and Space´, o líder europeu no setor da defesa e do espaço e que fornece aviões cisterna, de combate, de transporte e para missões.

Até à data, a Airbus já investiu mais de seis milhões de euros nesta nova unidade de seis mil metros quadrados.

Atualmente, a Caetano Aeronautic está a trabalhar em programas para aviões civis de última geração.

A curto prazo, o objetivo é expandir a atividade a outros clientes da indústria aeronáutica da Europa e da América do Sul.

A nova unidade, que iniciou a produção em série há cerca de um ano, tem 70 colaboradores, mas prevê criar 400 postos de trabalho diretos e indiretos até 2018.

O presidente da Caetano Aeronautic, José Ramos, afirmou que devido "à escassez" de quadros operacionais com competências aeronáuticas, o Grupo Salvador Caetano iniciou em 2013 um Curso de Técnico de Produção e Transformação de Compósitos, ministrado internamente e frequentado por 30 jovens.

Além disso, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP, a fábrica tenciona integrar 20 desempregados.

"Esperamos ter a fábrica a operar em velocidade cruzeiro em 2017", disse José Ramos.

A aposta na indústria aeronáutica é de interesse estratégico pela tecnologia de topo e práticas de excelência que exige, possibilitando sinergias para as outras atividades do Grupo Salvador Caetano, frisou.

O investimento nesta fábrica representa "o sentimento" de fazer mais e melhor pela indústria nacional, dada a componente exportadora, encarando o futuro com "ousadia e confiança", salientou José Ramos.

Para acelerar o desenvolvimento do setor da aviação em Portugal, a Salvador Caetano celebrou um acordo de investimento com a Aciturri, empresa espanhola fornecedora de conjuntos estruturais e componentes de motores para o setor.

"Não fizemos este acordo pelo capital, mas para conseguirmos crescer mais rapidamente no setor", realçou.

O diretor executivo da Aciturri, Ginés Clemente, considerou que esta fábrica faz com que Portugal participe de uma forma "decisiva" no desenvolvimento do setor aeroespacial.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, presente na cerimónia de inauguração, considerou esta nova fábrica "importante" pela criação de emprego, pelo investimento que traz e pela grande capacidade de exportação.

"Coloca-nos [fábrica] num patamar de excelência a nível da indústria aeronáutica e tem um enorme relevo para a economia nacional", ressalvou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório