Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Eis o fator decisivo para a subconcessão

Estado irá valorizar as propostas que proponham a menor percentagem pretendida pelos candidatos à subconcessão das transportadoras nacionais.

Eis o fator decisivo para a subconcessão
Notícias ao Minuto

11:04 - 16/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Metro e Carris

Foram ontem anunciados os interessados na compra do Metro de Lisboa e Carris. Entre eles estão os franceses da RATP (detentores de uma rede de transportes francesa) e Trandev (apenas interessada no Metropolitano), os espanhóis da Avanza, os britânicos ada National Express e o grupo português Barraqueiro, liderado por Humberto Pedrosa, do consórcio Gateway (agora detentor da TAP), que está apenas interessado na compra da Carris.

De acordo com o Jornal de Negócios, os candidatos que apresentarem a melhor proposta pela menor percentagem da empresa terão o maior interesse por parte do Estado. Sendo este o único critério, os cadernos de encargos de ambas as transportadoras determinaram limites de valores máximos de retribuição anual. No caso do Metro, este valor encontra-se nos 53,5 milhões de euros, enquanto o da Carris se fixou nos 78,6 milhões de euros.

A eleição do vencedor para ambos os concursos deverá ser conhecida na primeira semana do mês de julho.

Contra a subconcessão destas redes de transportes, foi marcada mais uma greve dos trabalhadores do Metro e Carris, que terá lugar no dia 18 de junho, próxima quinta-feira, para a qual o tribunal arbitral do Conselho Económico e Social não declarou serviços mínimos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório