Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Emigrantes voltam a encher os cofres do Estado

Há mais dinheiro a entrar do que a sair dos cofres portugueses. São conclusões apresentadas pelo Banco de Portugal, que registou um saldo liquido positivo de 2.522 milhões de euros no final de 2014.

Emigrantes voltam a encher os cofres do Estado
Notícias ao Minuto

08:42 - 11/06/15 por Notícias ao Minuto

Economia Remessas

Há 13 anos que Portugal não registava valores tão altos relativamente às remessas enviadas por emigrantes portugueses para o seu país de origem. Em 2014, o dinheiro enviado para o estrangeiro chegou aos 535 milhões de euros, enquanto as verbas provenientes de emigrantes lusos chegaram aos 3.057 milhões.

A tendência, segundo a entidade económica, é para que este valor se mantenha positivo e venha ainda a aumentar, visto que, só nos primeiros 3 meses deste ano, o saldo líquido do país encontrava-se nos 664 milhões de euros (mais 14% do que em período homólogo do ano passado).

A maior parte das verbas vem de França e Suíça (55% do valor total), juntamente com outros mercados internacionais como Angola, Reino Unido e Espanha.

Em declarações ao Público, Pedro Passos Coelho diz que estas são “boas notícias, pelo menos a curto prazo”, visto que “os que partiram, com ou sem convite, ajudam agora a financiar a economia portuguesa e a equilibrar a balança de pagamentos.”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório