Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

PRODER é programa de apoio a "agricultores privilegiados"

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) afirmou hoje que o Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), que está em fase final de execução, apoiou essencialmente um grupo restrito de agricultores e pouco ajudou a desenvolver o mundo rural.

PRODER é programa de apoio a "agricultores privilegiados"
Notícias ao Minuto

17:33 - 08/06/15 por Lusa

Economia CNA

Com a execução do ciclo de fundos comunitários disponível para o investimento agrícola entre 2007 e 2013 a chegar ao fim, a CNA mostra-se insatisfeita com o que considera ser "um programa mal concebido e mal preparado pelo anterior Governo" e acusa a ministra da Agricultura de se desdobrar "em intensa propaganda" para fazer surgir na opinião pública a ideia do "grande sucesso" do PRODER.

Para a CNA, a execução do PRODER não deve ser avaliada pelo dinheiro que foi gasto, mas sim pelos resultados da sua aplicação no desenvolvimento do setor e na melhoria do rendimento dos agricultores, nomeadamente nas pequenas e médias explorações.

"Não basta ao Governo falar no equilíbrio da balança de pagamentos, mas apenas em valor, apoiando umas quantas empresas do grande agro negócio, enquanto a população é forçada a comprar o que dá mais lucro às grandes cadeias da distribuição", critica a CNA num comunicado.

A CNA salienta que foram eliminadas mais de 40.000 explorações agrícolas entre 2009 e 2013, a população agrícola familiar sofreu um decréscimo de 15% e a agricultura perdeu 100.000 trabalhadores entre 2012 e 2014.

Além disso, "cerca de 94% das explorações agrícolas de pequena e média dimensão não conseguiram aceder às medidas de apoio" do PRODER, que apoiou sobretudo os "chamados 'competitivos' -- aquele restrito grupo de privilegiados que metem ao bolso mais dinheiro público destinado à agricultura".

A CNA contesta ainda o "propagandeado" rejuvenescimento da agricultura, dizendo que a idade média dos agricultores aumentou entre 2009 e 2013 e muitos dos jovens que se instalaram estão agora com graves dificuldades em manter as suas explorações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório