Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Engano de Bruxelas tira dois mil milhões a Portugal

Em vez dos 82 mil milhões de euros que Portugal iria receber no âmbito do reforço do empréstimo, por sua vez integrado no programa de ajustamento económico e financeiro acordado com a troika, o País só irá amealhar 80 mil milhões, em virtude de um engano da Comissão Europeia, que obrigou à correcção do relatório de Bruxelas.

Engano de Bruxelas tira dois mil milhões a Portugal
Notícias ao Minuto

09:24 - 28/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Empréstimo

Afinal, os cofres do Estado vão encaixar 80 mil milhões de euros, ao invés dos 82 mil milhões previstos, a reboque do reforço do empréstimo da troika a Portugal. Isto porque o País não vai receber mais dinheiro do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), ao contrário do que a Comissão Europeia havia afirmado.

“O desembolso líquido a Portugal durante o período de 2011 e 2014 será de 26 mil milhões de euros (…). O montante não será aumentado como alguns erradamente tinham percebido”, esclarece o presidente do FEEF, Klaus Regling, citado pelo Jornal de Negócios.

Ora, a Comissão Europeia enganou-se e inflacionou o montante a amealhar pelo País, que é então mais magro em 2 mil milhões de euros do que o reportado inicialmente no relatório de Bruxelas.

Aliás, aquela entidade procedeu posteriormente a uma emenda no documento sem a publicitar, tentando, assim, que o erro passasse despercebido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório