Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Empresa na lista VIP da ASAE antes de ser comprada por 'gigante'

Sindicato denunciou, esta semana, a existência de uma lista de empresas beneficiadas na ASAE. O Governo nega.

Empresa na lista VIP da ASAE antes de ser comprada por 'gigante'
Notícias ao Minuto

08:10 - 05/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Fiscalização

Dois dias depois de a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASF-ASAE) ter denunciado a existência de uma suposta lista VIP naquele organismo, o jornal i noticia que uma das empresas envolvidas na polémica foi comprada pela Jerónimo Martins.

Foi, precisamente, numa altura em que a empresa de distribuição alimentar aguardava luz verde da Autoridade da Concorrência (AdC) para a compra que inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica terão recebido um telefonema a ordenar que a ação de fiscalização fosse suspensa.

“Houve um telefonema de cima. Os inspetores começaram pela análise documental à cooperativa e preparavam-se para, no dia seguinte, fazer a vistoria às instalações, algo que não aconteceu”, denunciou o presidente do sindicato, Albuquerque do Amaral.

A dita vistoria veio a acontecer mais tarde, a 7 de maio, diferindo daquilo que é prática corrente nas inspeções feitas pela ASAE. O negócio foi comunicado à AdC a 22 de janeiro e autorizado em março, pelo que a segunda fase da fiscalização só aconteceu depois de o negócio estar confirmado. A Jerónimo Martins Lacticínios (JML) acabaria por tomar posse efetiva da fábrica da Serraleite a 1 de junho, segundo o Dinheiro Vivo.

A acentuar a polémica em torno desta situação está o facto de, na vistoria, terem sido encontrados valores anormais de células somáticas, um importante indicador de qualidade, no leite de seis produtores.

Além disso, na reunião de ontem com os dirigentes da ASF, o ministro da Economia, Pires de Lima, informou que um operador económico cuja atividade tinha sido suspensa no seguimento de uma visita da ASAE tivera uma reunião com o seu secretário de Estado adjunto.

O procedimento não é considerado normal pelos inspetores, que acreditam que o dito operador económico tem “relações pessoais” com Leonardo Mathias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório