Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Dívida da PT Portugal passa para a Oi

A Altice concluiu hoje a compra da PT Portugal à Oi, por 5,7 mil milhões de euros, dos quais 4,9 mil milhões foram recebidos em caixa pela Oi, segundo um comunicado da operadora brasileira, hoje divulgado no 'site' da Bovespa.

Dívida da PT Portugal passa para a Oi
Notícias ao Minuto

16:26 - 02/06/15 por Lusa

Economia Negócio

"Pela aquisição da PT Portugal, a Altice Portugal desembolsou o valor total de 5,789 bilhões de euros", diz o comunicado, assinado pelo diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Oi, Flavio Nicolay Guimarães.

O documento explica que dos 5,7 mil milhões de euros, 4,9 mil milhões foram recebidos em caixa pela operadora brasileira Oi e 869 milhões de euros "foram destinados a imediatamente quitar dívidas da PT Portugal em euros".

Além disso, acrescenta que "o preço final está sujeito a eventuais ajustes pós fechamento a serem apurados nos próximos meses em função de alterações nas posições de caixa, dívida e capital de giro [fundo de maneio] na data de fechamento".

A concretização da venda da PT Portugal estava prevista para hoje, apesar de fontes ligadas à operação terem admitido anteriormente à Lusa que o prazo poderia resvalar ligeiramente devido a negociações em curso.

O acionista da Altice e dono de 30% da empresa francesa Armando Pereira deverá ser o novo presidente do conselho de administração da PT Portugal, segundo adiantou à Lusa fonte ligada à operação em declarações recentes, sendo ainda desconhecido o nome do futuro presidente executivo.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a PT Portugal divulga também que a Oi aprovou em assembleia-geral de 27 de maio a redução do capital social na operadora em 1,54 mil milhões de euros para 17 milhões e lembra que esta operação "foi implementada com vista à segregação dos investimentos" relativos a ativos africanos e em Timor.

Deste modo, o capital social da PT Portugal cifra-se atualmente no montante de 17.000.000, encontrando-se integralmente subscrito e realizado e sendo representado por 50.000 ações nominativas, ordinárias e escriturais, com valor nominal unitário de 340 euros. Em face da conclusão da alienação da PT Portugal na data de hoje, tais ações são atualmente detidas pela Altice Portugal", lê-se no documento.

A dona do Meo refere ainda que não tem desde 27 de maio qualquer participação na PT Participações, SGPS, sendo as ações representativas da totalidade do capital social desta última sociedade integralmente detidas pela oi.

Num outro comunicado, a PT Portugal adianta que os 400 milhões de euros em obrigações da operadora passaram hoje para a Portugal Telecom International Finance e, logo, para a Oi que a detém, tal como estava previsto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório