Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Aspeto mais importante da queda do desemprego é a tendência que representa"

O secretário de Estado da Economia, Leonardo Mathias, afirmou hoje em Newark, nos Estados Unidos, que "o aspeto mais importante" da redução da taxa de desemprego em abril para 13% é "a tendência que representa".

"Aspeto mais importante da queda do desemprego é a tendência que representa"
Notícias ao Minuto

16:19 - 02/06/15 por Lusa

Economia Leonardo Mathias

"O aspeto mais importante é a tendência que representa. A retoma económica e a transformação da economia portuguesa são profundas, mas é preciso senti-las junto da população. E a melhor forma de o sentir é através da diminuição do desemprego", disse o responsável.

Leonardo Mathias afirmou que o Governo vê "com alegria que a tendência se tem mantido, mas que ainda há muito trabalho para fazer."

"Os números [da taxa de desemprego] ainda são muito altos. Vejo com apreço esta descida pontual, mas temos de continuar o esforço na descida e isso só se consegue através do crescimento económico e dos efeitos das reformas estruturais que este Governo fez", disse.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) informou hoje que a taxa de desemprego em abril recuou 0,2 pontos percentuais (p. p.) face a março, para 13,0%.

O secretário de Estado da Economia enquadra estes resultados numa conjuntura de melhoria geral da economia portuguesa.

"Todos os indicadores, de crescimento económico, de exportações, de investimento, estão todos a apontar no mesmo sentido. Quando isso acontece, faz com que haja uma consequência direta na criação de emprego", explicou.

Segundo o INE, a estimativa provisória da população desempregada para abril é de 667,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 1,6% face ao valor definitivo obtido para março (menos 10,7 mil pessoas).

Já a estimativa provisória da população empregada é de 4.486,3 mil pessoas, mais 0,5% do que no mês anterior (mais 22,1 mil pessoas).

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade, sendo que os dados de abril correspondem ao mês central do trimestre composto pelos meses de março a maio de 2015.

A taxa de desemprego de 13,0% em abril compara, em termos homólogos, com os 14,6% de abril de 2014.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório