Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Futuro dono do Novo Banco sem responsabilidade na dívida do GES

O Banco de Portugal reiterou hoje que os interessados na compra do Novo Banco não têm responsabilidades sobre a dívida emitida pelo Grupo Espírito Santo (GES) que foi subscrita nos balcões do Banco Espírito Santo (BES).

Futuro dono do Novo Banco sem responsabilidade na dívida do GES
Notícias ao Minuto

23:01 - 29/05/15 por Lusa

Economia BdP

Numa nota disponibilizada no seu site oficial, o Banco de Portugal divulgou hoje uma deliberação do Conselho de Administração aprovada a 13 de maio.

A instituição liderada por Carlos Costa esclarece que divulga esta deliberação para "dar resposta a questões colocadas por potenciais compradores no processo de venda do Novo Banco, sobre os efeitos da medida de resolução aplicada ao BES quanto a eventuais responsabilidades do BES, designadamente perante clientes de retalho, relacionadas com a comercialização de instrumentos de dívida emitidos por entidades do Grupo Espírito Santo".

Na deliberação hoje tornada pública, refere-se que "não foram transferidas para o Novo Banco as eventuais obrigações, garantias, responsabilidades ou contingências eventualmente assumidas pelo BES, nomeadamente perante clientes de retalho, na comercialização, intermediação financeira e distribuição de instrumentos de dívida emitidos por entidades que integram o Grupo Espírito Santo".

Na quinta-feira, a Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) anunciou que vai apresentar queixas-crime contra os responsáveis pela venda de papel comercial, deslocando-se a agências do Novo Banco espalhadas por todo o país, juntamente com os agentes da autoridade, para identificar os envolvidos "direta ou indiretamente" no processo.

Esta semana, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, afirmou no parlamento que o processo de venda do Novo Banco está na reta final, uma vez que se entrou na fase das "ofertas vinculativas", a serem entregues até 30 de junho.

Carlos Costa reafirmou que existem cinco interessados e que estes estão a realizar o 'due dilligence' (investigação aprofundada ao Novo Banco) para depois apresentarem as suas propostas vinculativas, seguindo-se um período de negociação.

O responsável máximo do Banco de Portugal adiantou igualmente que "mantém a Comissão Europeia e o Tribunal de Contas permanentemente informados sobre o processo", sendo que a implementação da medida de resolução, a atuação sancionatória e o processo de venda do Novo Banco "continuam a absorver uma parte importante dos recursos" do supervisor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório