Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Sinto que cumpri a minha obrigação na PT SGPS"

O presidente do Conselho de Administração cessante da PT SGPS, João Mello Franco, afirmou hoje que sente ter cumprido a sua obrigação à frente da empresa e considerou que o tempo está "menos crispado" entre os acionistas.

"Sinto que cumpri a minha obrigação na PT SGPS"
Notícias ao Minuto

20:52 - 29/05/15 por Lusa

Economia João Mello Franco

João Manuel de Mello Franco participou hoje pela última vez numa assembleia-geral de acionistas da PT SGPS enquanto presidente, sendo agora substituído por Luís Palha da Silva.

"Esta reunião foi relativamente pacífica comparada com as outras reuniões anteriores, sobretudo a de setembro e a de janeiro" últimos, afirmou Mello Franco, à saída da assembleia-geral que elegeu o novo presidente e aprovou a alteração parcial dos estatutos da empresa, incluindo a sua nova denominação social, passando a chamar-se Pharol.

"Estive no Conselho de Administração da PT" durante "17 anos com várias funções e, sobretudo, a partir de setembro, quando me pediram para ser presidente", salientou.

"O ambiente está menos crispado e o relacionamento com os próprios acionistas e com a Oi está melhor. Sinto que cumpri a minha obrigação, independentemente de ter muita coisa a acontecer", sublinhou.

Mello Franco apontou que a PT SGPS entra agora numa nova fase e que sai com "alguma saudade", mas já era altura de sair.

"Acho que não devo continuar", disse.

Sobre as preocupações manifestadas pelos pequenos acionistas durante a reunião magna de hoje, onde 37% do capital esteve representando, Mello Franco disse que estas têm basicamente a ver com o novo rumo da PT SGPS, já que anteriormente está projetada a criação da CorpCo.

"A PT SGPS vai ser a maior acionista da Oi", depois dos novos acordos assinados, pelo que "os pequenos acionistas ficam muito mais protegidos", considerou.

Relativamente ao facto da Telemar, acionista da Oi, ter usado a abstenção no ponto sobre as contas individuais, Mello Franco apenas disse: "Não percebi".

Além de não ter sido dada qualquer explicação sobre isso, a Telemar aprovou favoravelmente as contas consolidadas da PT SGPS.

Sobre as ações judiciais que a PT SGPS poderá colocar a ex-administradores, Mello Franco não quis citar nomes, mas disse que o "ambiente na sala", ou seja, os acionistas, manifestaram um "sentimento que se deverá" avançar com isso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório