Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

PT SGPS vai pedir criação da comissão de credores ao Tribunal

A PT SGPS vai solicitar na próxima semana ao Tribunal do Luxemburgo a criação da comissão de credores no caso Rioforte, adiantou à Lusa fonte ligada ao processo.

PT SGPS vai pedir criação da comissão de credores ao Tribunal
Notícias ao Minuto

16:58 - 29/05/15 por Lusa

Economia RioForte

Segundo a mesma fonte, a PT SGPS vai ainda pedir "o mais rapidamente possível", assim que os advogados consigam, a eliminação da operação da venda da Espírito Santo Financial Group, da ESI (Espírito Santo International), à Rioforte, que a empresa considera ter sido "fraudulenta".

A mesma fonte avançou ainda que o prazo para o Tribunal do Luxemburgo divulgar a lista completa de credores passou de 30 de maio para 30 de setembro.

A criação da comissão de credores e a divulgação da lista completa pelo Tribunal do Luxemburgo poderão não ser coincidentes no tempo.

Em declarações anteriores, em abril, sobre a recuperação do investimento na Rioforte, num valor de 897 milhões de euros, os administradores da PT SGPS, João Mello Franco [presidente do Conselho de Administração] e Rafael Mora, tinham afirmado que a expetativa mais conservadora era de 15%, mas sublinharam que vão "fazer para ser a maior possível".

Na altura, afirmaram que o valor do investimento que poderá ser recuperado "depende de um conjunto de decisões que o Tribunal do Luxemburgo tem de tomar", desde logo quanto a uma eventual eliminação da operação que sublinham ser "fraudulenta" e "que foi a venda da Espírito Santo Financial Group à Rioforte".

"Recebemos informação do Banco de Portugal que se tem revelado absolutamente importante e crucial para definir a estratégia relativamente ao avanço para um processo em tribunal e para recuperar o investimento na Rioforte", frisou na altura Rafael Mora.

Os responsáveis da PT SGPS consideram que "foi esta operação que motivou a queda da Rioforte" e afirmam que antes desta operação fraudulenta, a ESI devia à Rioforte mil milhões de euros aproximadamente e depois da operação a Rioforte passou a dever à ESI 1.300 milhões de euros.

Na defesa jurídica da PT SGPS serão usadas, entre outras, as conclusões do relatório da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) que indica que os antigos presidentes da PT Henrique Granadeiro e Zeinal Bava sabiam dos investimentos da operadora no GES.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório