Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Governo defende regras apertadas na auditoria às empresas

Uma supervisão mais apertada e novas regras para as empresas de auditoria foram hoje defendidas pela ministra das Finanças no parlamento, mas a votação ficou adiada para a próxima semana por não se ter terminado o debate.

Governo defende regras apertadas na auditoria às empresas
Notícias ao Minuto

13:03 - 29/05/15 por Lusa

Economia Parlamento

A proposta de lei do Governo, que pretende aprovar o regime jurídico da supervisão de auditoria, bem como a revisão legal das contas anuais e consolidadas das empresas, foi classificada por Maria Luís Albuquerque como "um passo significativo no reforço da estabilidade financeira", contribuindo para um "regime especial mais exigente e regras específicas de controlo da atividade" das instituições financeiras.

Uma das alterações propostas pelo Governo mais significativa é a entrega da supervisão sobre os revisores oficiais de contas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sendo que "o controlo de qualidade passa a ser feito" pela instituição liderada por Carlos Tavares.

Entre os pontos destacados pela ministra das Finanças, ressalta o limite máximo de dez anos para que uma auditora permaneça com um cliente, obrigando a uma rotatividade, e uma limitação de prestação de serviços que não de auditoria quando exista conflito de interesses.

Apesar de Maria Luís Albuquerque ter observado que a proposta "introduz um regime sancionatório mais elevado", a oposição não ficou convencida com as intenções do executivo, considerando que poderia ter ido muito mais longe nas regras de conflito de interesse e que, ao contrário, introduziu novas normas que não estão contidas na diretiva comunitária.

Tanto PS como PCP e Bloco de Esquerda (BE) perguntaram porque foi alargada a isenção de revisor oficial de contas para sociedades por quotas, considerada pela oposição como um sinal contrário ao aperto da supervisão.

A ministra respondeu que em relação às sociedades por quotas houve um alargamento de isenção, mas que, pelo contrário, às sociedades anónimas foi apertada a malha, por serem estas as mais visadas pela supervisão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório