Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

CEO da falência do Lehman Brothers volta e traz desculpas

Dick Fuld (cujo rosto surge desenhado na fotografia abaixo) encontra muitas razões para a falência do Lehman Brothers. Porém, a sua ação à frente da instituição não é uma delas.

CEO da falência do Lehman Brothers volta e traz desculpas
Notícias ao Minuto

07:00 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Dick Fuld

Dick Fuld era o homem que estava ao ‘leme’ do Lehman Brothers quando o gigante norte-americano se ‘afundou’, em setembro de 2008, precipitando uma crise financeira que se fez sentir deste lado do Atlântico.

Agora, o antigo CEO do banco surgiu em público numa conferência esta quinta-feira, em Nova Iorque. O tema da sua intervenção dizia respeito ao mercado de capitais e à forma como empresas emergentes poderiam ter sucesso neste competitivo mundo. Mas Dick Fuld preferiu falar do passado, dá conta o Huffington Post.

Na sua intervenção, o ex-CEO – atualmente à frente de uma pequena empresa de investimento e bem longe dos ‘voos’ da alta finança de Wall Street – falou da queda do Lehman Brothers. E encontrou vários responsáveis para o fim da instituição com mais de 150 anos e avaliada na altura em mais de 40 mil milhões de euros.

A culpa, disse Dick Fuld, foi dos mutualistas, dos rumores e dos reguladores, elementos que, juntos, criaram a ‘tempestade perfeita’ para o fim do Lehman Brothers. O antigo CEO diz, no entanto, que não tinha uma única palavra sobre a sua própria gestão.

O homem que em tempos teve a alcunha ‘Gorila’, devido ao seu estilo agressivo em Wall Street, afastou-se do tema sobre o qual devia discursar. E, conta o Huffington Post, a sua intervenção, que estava a ser transmitida pela cadeia CNBC, deixou mesmo de transmitir o seu discurso, por decisão dos organizadores da conferência, quando a sua intervenção ainda ia a meio.

Na imagem acima, captada pela Reuters, uma funcionária não identificada do Lehman Brothers escreve uma mensagem num retrato do antigo CEO do banco. A imagem foi tirada em 2009, exatamente um ano depois de o banco ter colapsado devido a investimentos de risco numa altura em que não tinha capital suficiente para acompanhar esses mesmos investimentos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório