Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PT SGPS coloca ação judicial contra a consultora Deloitte

A Deloitte era auditora do grupo na altura em que a PT SGPS investiu perto de 900 milhões de euros na Rioforte.

PT SGPS coloca ação judicial contra a consultora Deloitte
Notícias ao Minuto

21:45 - 27/05/15 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Processos

A PT SGPS anunciou que vai colocar uma ação judicial contra a consultora Deloitte e pondera ainda levar antigos gestores da PT a tribunal.

A decisão foi tomada após aconselhamento jurídico, com a PT SGPS a justificar, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que a decisão foi tomada após auditoria efetuada pela PriceWaterHouseCoopers e que se deve ao facto de a Deloitte ser a auditora do grupo na altura do investimento feito na Rioforte.

Recorde-se que, a PT SGPS investiu perto de 900 milhões de euros na Rioforte, uma das empresas que integrava o ‘universo’ Espírito Santo, um investimento que acabou por provocar a derrocada da empresa.

"O Conselho de Administração deliberou intentar desde já ação judicial contra o ex-auditor externo", pode ler-se no comunicado enviado pela PT à CMVM, em que se explica também que, quanto às ações contra ex-administradores da empresa, a PT entende que o pedido de convocatória de Assembleia Geral para esse efeito "deverá ser deliberado e proposto pelo novo Conselho de Administração".

Em causa estão os documentos de prestação de contas da PT SGPS em que se detalham "os acontecimentos relativos a aplicações de tesouraria em entidades do GES, bem como as consequências do incumprimento por parte da Rio Forte Investments SA no que respeita ao papel comercial por esta emitido" e ainda o impacto que este incumprimento teve nos ativos entregues pela PT à Oi.

Em finais de abril, o Diário Económico dava conta da vontade da PT SGPS de alterar o nome para PHarol, bem como mudar a sede social da empresa para o Amoreiras Plaza, uma decisão para ser apresentada na Assembleia Geral de acionistas, marcada para 29 de maio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório