Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Portos de Setúbal e Sesimbra adjudicam expansão do terminal para viaturas

A APSS, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, assinou um contrato de expansão do terminal de importação e exportação de viaturas ligeiras, no valor de 2,9 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Portos de Setúbal e Sesimbra adjudicam expansão do terminal para viaturas
Notícias ao Minuto

18:21 - 27/05/15 por Lusa

Economia Negócio

Segundo revelou a APSS, trata-se de um projeto que prevê a construção de mais 5,8 hectares de terrapleno para oferecer serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, e que está integrado no PETI 3+, Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas, apresentado pelo Governo em 2014.

A obra adjudicada à empresa Construções Pragosa SA deverá ter início já no mês de junho, estando a conclusão dos trabalhos prevista para o final do ano em curso.

O porto de Setúbal pretende afirmar-se como uma referência intercontinental, na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo, e potenciar a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid, com áreas de atividades logísticas especializadas no interior do porto.

O porto de Setúbal, que representa cerca de 90% do tráfego nacional de importação/exportação de veículos ligeiros novos, é a principal porta para a exportação de automóveis produzidos pela fábrica de Palmela da Volkswagen Autoeuropa para diversos países europeus e para Ásia, designadamente para a China.

Navios de transporte de automóveis da Grimaldi, VW Logistics, NYK e Suardiaz já asseguram algumas linhas regulares, com partidas de Setúbal para diversos países europeus e para Ásia, bem como serviços diretos para a China e para Baltimore, nos Estados Unidos.

De acordo com a APSS, nos primeiros quatro meses de 2015, o tráfego `ro-ro´ no porto de Setúbal cresceu 19%, com 58 mil veículos movimentados, contra os 48,5 mil movimentados no mesmo período de 2014.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório