Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Estaleiros de Viana foram "erro do passado" que acabou bem

Viana do Castelo, 27 mai - O primeiro- ministro considerou hoje os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) como um dos "erros do passado" que "acabou bem" porque o Governo não hesitou em avançar com a subconcessão da empresa pública.

Estaleiros de Viana foram "erro do passado" que acabou bem
Notícias ao Minuto

17:46 - 27/05/15 por Lusa

Economia Passos

"Temos aprendido alguma coisa com o nosso passado e podemos dizer que as sociedades não estão obrigadas nem condenadas a repetir os mesmos erros. Nós podemos aprender com os erros do passado e poder dar um horizonte de futuro muito diferente aos cidadãos portugueses", afirmou Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro falava nos estaleiros da West Sea, durante a cerimónia que assinalou um ano desde que aquela empresa do grupo Martifer assumiu a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC.

"Não há dúvida nenhuma que, se a história que hoje podemos observar aqui nesta empresa acabou bem, acabou bem porque o Governo não hesitou naquilo que tinha que fazer", sustentou, destacando ainda o empreendedorismo do grupo português "que arriscou e que quis apresentar-se ao serviço para poder ajudar a economia portuguesa".

Passos Coelho considerou que a solução encontrada para os ENVC, atualmente em fase extinção, permitiu "resolver o problema muito sério do emprego" e " fazer retornar a Viana uma atividade que pode ser importante para a cidade e para o país".

"Na verdade esta empresa conseguiu recrutar já um número muito apreciável de trabalhadores. São mais de 160 que trabalhavam nos estaleiros, e que transitaram para a West Sea", afirmou, anunciando que o número irá duplicar, "a muito curto prazo", uma vez que o Governo "vai atribuir a esta empresa um contrato para a construção de dois novos Navios Patrulha Oceânicos (NPO)".

"Temos perspetiva de vir a duplicar este número de trabalhadores e colocá-lo muito próximo do que existia nos estaleiros. Se descontarmos os trabalhadores que estavam à beira da aposentação, quase 200, em pouco mais de um ano estaremos em condições de garantir que aqueles que teriam expectativa de se poder manter nos ENVC terão transitado para a nova empresa, apesar das indemnizações a que tiveram direito", afirmou.

Em causa está a construção de dois NPO para a Marinha portuguesa que deverão começar a ser construídos em setembro nos estaleiros da West Sea, por 77 milhões de euros.

"A muito curto prazo vamos autorizar o Ministério da Defesa a poder fazer este contrato. É muito importante que essa capacidade possa voltar a ser desenvolvida em Viana", disse.

Fonte governamental adiantou hoje à Lusa que a autorização para abertura das negociações conducentes à construção dos NPO será dada pelo Governo "na quinta-feira, ou mais tardar na próxima semana", em Conselho de Ministros, sendo que "a West Sea é a única entidade nacional capacitada para a construção deste tipo de embarcação".

Os dois navios deverão estar concluídos em 2017, para serem entregues à Marinha em 2018.

Os ENVC, empresa pública atualmente em fase de extinção, construíram dois Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa, num investimento de cerca de 120 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório